Powered By Blogger

domingo, 27 de novembro de 2011

Carta aberta

Carta aberta ao ministro da educação Sr. Excelentíssimo Fernando Haddad

        Excelentíssimo Sr. Ministro Haddad;

       O assunto que nos trás aqui hoje é a ampliação da jornada escolar para a melhoria do ensino no Brasil. Assunto esse que aborda a questão do aumento de 4 (quatro) horas letivas na grade curricular, incluindo também atividade extra-curriculares como: capoeira, judô e aulas de reforço.
        Se para melhora  a qualidade da educação no Brasil é necessário o aumento da carga horária, podemos até estar de acordo, o integral não é de todo mal, o que nos remete a pensar é a questão de como aproveitar esse aumento. A realização de atividades sócio-cultural resolveria o problema do IDEB baixo? Como ficaria a questão  do conhecimento para um melhor rendimento nos vestibulares, exames nacionais e concursos?

       Vemos também  a divulgação de um possível aumento de dias letivos, com isso podemos concluir que existe a possibilidade de unir o aumento de dias letivos com o aumento das horas letivas, o que resultaria num melhor aproveitamento do aluno em atividades extra-classe e na valorização do professor como instrumento de expansão do conhecimento.

       Essa valorização do professor ocorreria com uma formação mais completa na sua formação e em recursos para aulas mais didáticas  e dinâmicas, oferecendo assim ao aluno informações novas e despertando a curiosidade e o interesse do mesmo.
     As atividades extraclasses poderiam ser realizadas fora do ambiente de estudo possibilitando o acesso e a participação de outras pessoas, ocasionando com isso a troca de ideias e informações, a exploração de ambientes que possibilitem o aumento de conhecimentos culturais, entre outras possibilidades.
            Se o aumento da carga horária for aproveitada com o objetivo de levar o aluno a um rumo mas longe do que o esperado, a um futuro promissor, fazendo com que os jovens do nosso querido Brasil, transforme o futuro que vem cada dia mais decaindo, então essa mudança na carga horária escolar será com toda certeza bem-vinda.
        

Referências Bibliográficas: 
       




Nenhum comentário:

Postar um comentário